segunda-feira, 13 de setembro de 2010

13/09 - Dia Nacional da Cachaça

Pois é galera hj é o dia nacional da cachaça olha que legal!!
Hehe gostei!

Deixa eu explicar melhor:

O Dia escolhido foi 13 de Setembro, por ser referência da simbologia que a cachaça representa no âmbito não só cultural brasileiro, mas referência de resistência e valor econômico.

Segundo pesquisas históricas, em 1635, o Rei de Portugal proibiu, através da Ordem Régia, a produção e comercialização da cachaça, tanto no Brasil quanto nas outras colônias portuguesa, pois estava fazendo frente ao comercio da Bagaceira. Essa proibição gerou inúmeras revoltas, inclusive no Rio de Janeiro onde ocorreu a conhecida Revolta da Cachaça. Alguns anos depois, em 13 de Setembro de 1661, o Rei de Portugal, através também de Ordem Régia, libera a produção e comercialização da Cachaça.
Para fugir do lugar comum na divulgação da proposta e aproveitando o clima de grande alegria e festa da ExpoCachaça, o IBRAC distribuiu Flâmulas aos expositores, para propagar e divulgar o Dia Nacional da Cachaça-13 de Setembro. A proposta está sendo levado também ao Congresso Nacional para que se torne lei.
Em Minas, já é Lei desde 2001, o dia 21 de maio, a data comemorativa da cachaça; quando se começa a safra da cana no Estado.

Como diz na música "+ 1 dose" do Gabriel o Pensador:

Quando eu tô triste eu bebo pra esquecer
Quando eu tô feliz eu bebo pra comemorar
Quando eu não tenho motivo pra beber
Eu encho a cara de bebida até vomitar
"Você pensa que cachaça é água, vacilão? Cachaça não é água não"
Não! Nem me fale em água filtrada nem água mineral
Que se eu bebo um troço desse eu passo mal
Água pra mim só se for aguardente
Até pra tomar banho ou escovar os dentes
Sem bebida a vida não presta
Se tem festa eu sou o chato e se tá chato eu sou a festa
Eu num como ninguém, mas eu bebo bem
Da número um a número dez, a número cem, a número mil!! "Eu sou da turma do funil!"
Bebo até cair mas depois me levanto
Abro mais uma e dou um gole pro santo
A birita é sagrada: A minha religião
A dieta equilibrada: É um copo em cada mão
"Uma cervejinha pra abrir o apetite
e mais um chopinho acompanhando a refeição
Depois a caipirinha pra tomar de sobremesa
e só um licorzinho prafazer a digestão
E agora? Vamô embora?"
- Num fala besteira! Garçom, a saideira!

Feliz Dia Nacional da Cachaça para todos!!!
By: Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário